quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Palavras ou Atitudes?"

Hoje eu decidi postar um texto dos meus tempos de faculdade, ou melhor, uma redação que fiz em minha primeira aula de Produção Textual. Nessa época eu observava nos alunos que eram da minha classe uma soberba tamanha por eles serem programadores e estarem ali só em busca do diploma para crescerem nas empresas onde trabalham. Diziam que fariam o melhor Projeto Final (uma espécie de monografia) por conta de seus conhecimentos sobre programação, que os alunos novos não teriam chance diante deles e isso me inspirou num texto que foi até lido e bem elogiado pelo professor na aula seguinte. No final do curso muitos desses alunos já tinham abandonado o curso e alguns que permaneceram ainda tiveram uma nota abaixo da que meu grupo conquistou, conseguimos um dos melhores projetos com uma nota 9,0, enquanto outros grupos tiveram de se contentar com notas inferiores a essas.

Vamos acompanhar a redação que entitulei como “Palavras ou Atitudes?”

O que vale mais em sua opinião, FALAR ou AGIR? Logo estamos diante de uma questão simples para ser respondida, porém difícil de cumprir.

As palavras têm o poder de determinar uma ordem ou objetivo, esta que logo se resultará em uma ação. Já as atitudes confirmam e dão a finalidade de uma ação, sem esta não concluímos o que devemos fazer.

Percebemos dentre as opções citadas acima uma interligação onde podemos observar que elas se completam em um objetivo, que é nada mais do que cumprir uma tarefa. Logo se entende que as palavras são apenas tornam-se a visão abstrata de uma ação, porém são as atitudes que determinam as ações feitas pelo ser humano, esta podendo trazer os resultados ideais e a conclusão do que foi feito.

Desta forma logo entendemos que as atitudes valem mais que as palavras.

Eis uma pequena redação que pode muito trazer reflexão a você nesse momento.

O que você tem feito hoje, falar ou agir mais diante de suas situações?

Não adianta falar tanto e nada fazer, suas ações e atitudes dizem quem você é. Enquanto as palavras, ou seja, tudo o que você fala te mostra o quanto você planeja e nada põe em prática.

Exerça a partir de agora uma postura responsável, onde você tomará “o volante do carro” que guia sua vida para que você dirija de forma sábia e correta a sua vida.

Basta uma ação própria para que você comece a conquistar o melhor, para isso sugiro a você que fale menos e procure agir mais para que os resultados positivos surjam.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Não trate como OPÇÃO a quem te trata como PRIORIDADE

Bom, acredito que ao ler o tema desse texto você esteja quase me perguntando: Rômulo, esta frase não é dita de forma contrária? E eu lhe respondo: Sim, era para ser dita, mas não é. Para desfazer os porquês eu explicarei o motivo da frase estar imposta dessa forma, mas antes te faço uma pergunta: Você algum dia já parou para pensar na frase citada no título do texto? Se pensou dou-lhe os parabéns pelo ser justo e sensível que és. Se não pensou é hora de rever seus conceitos e pensar um pouco mais a respeito disso.

De um bom tempo já venho pensando sobre o tema e só hoje decidi escrever algo, vamos analisar e entender da melhor forma possível como temos prestado nosso tratamento a pessoas que realmente gostam de nós verdadeiramente. Acredito que a partir de hoje você irá rever conceitos pessoais que farão com que pense e repense como tem sido seu tratamento com as pessoas.

Citarei duas histórias baseadas em fatos reais, porém com nomes fictícios e levemente distorcidos (risos!), onde mostrarão pessoas que tratou como opção a quem lhe tratava com prioridade, descreverei em dois tópicos: Nas amizades e nos relacionamentos a dois.

Nas amizades:

Mariana conheceu André em uma rede social, os dois tinham muito em comum quanto aos seus gostos, crenças e etc. Chegaram a trocar cartas, e-mails, scraps, telefonemas e mensagens carinhosas um para o outro, ambos estavam em busca de uma “alma gêmea” e se gostavam muito, mas a distância os separavam.

Eles eram de estados vizinhos e não tinham a condição de se conhecerem pessoalmente. O tempo foi passando e eles foram se tornando amigos, mas o hábito de comunicação entre ambos continuava o mesmo, sabem aquelas amizades onde você pode contar em todos os sentidos, até mesmo para contar seus problemas pessoais e íntimos? Eles eram assim.

Mariana conheceu um rapaz próximo de sua casa e logo viu a chance de conhecer esse rapaz e quem sabe este ser potencialmente um futuro namorado.

André vivia bem sua vida, curtia com seus amigos, conhecia pessoas novas, mas tinha Mariana na cabeça como uma pessoal ideal para sua vida. Ele mantinha o costume de se comunicar com aquela que lhe despertava algo a mais no seu coração, já Mariana foi diminuindo nesse hábito e ficando bem ausente da vida de André.

Até que um dia, Mariana em um de seus e-mails, relatou a André sobre a pessoa que ela estava conhecendo e disse que o perfil lhe agradava muito, mas uma coisa incomodava ao pretendente dela, eram os recados que André postava em sua página na rede social. Desde então ela pediu para que ele “maneirasse” com os recados para que não espantasse o pretendente, assim ele diminuiu nos recados e os dois foram se afastando aos poucos.

Vejam vocês como Mariana passou a tratar André como opção a partir do momento onde ela conheceu o rapaz que ela pretendia. Já André, mesmo curtindo sua vida e conhecendo novas pessoas ainda priorizava a amizade de Mariana, mesmo que ele ainda tivesse sentimento por ela.

Você acha correta a atitude de Mariana? Eu não!

O certo era continuar tratando bem a André e explicar-lhe que havia outra pessoa em seu caminho, mas que a amizade continuaria a mesma. Fazendo com que ele entenda a situação atual que ela passa, pedindo a ele uma ajuda, um apoio, um incentivo para que lhe faça estar bem diante da situação. Mostrando principalmente contaria com a amizade independente do que viria a acontecer.

Infelizmente há pessoas que vão à contramão da situação que citei e preferem se afastar da pessoa que lhe tratara como prioridade, fazendo desta pessoa que um dia foi prioridade como opção.

Toda pessoa que você conhece tem o espaço e a importância na sua vida, isso não justifica a distinção das pessoas. Quer ser tratado bem por todos seus amigos? Trate bem a cada um deles e logo você perceberá o retorno, isso funciona se você estiver num circulo de amizades verdadeiras. Se isso não se ocorrer, esqueça! A amizade é falsa.

Nos relacionamentos a dois:

Ricardo conheceu Maria numa festa e logo de cara ficaram juntos, foi aquela paixão arrebatadora. Logo eles trocaram telefones, e-mails, msn’s e páginas pessoais nas redes sociais para facilitar a comunicação.

Ricardo é o tipo do rapaz que adorava curtir a vida, jogar futebol com seus amigos, ir a baladas e nessas oportunidades quanto mais conhecesse garotas e ficasse com elas para ele seria um prêmio pessoal para tirar vantagem com os outros amigos. Já Maria é belíssima, tranqüila e queria um relacionamento sério e firme. O grande problema é que Maria não sabia da personalidade de Ricardo e se apaixonou perdidamente por ele.

Num certo dia, Ricardo pediu Maria em namoro. Ela aceitou e estava amando a idéia de namorar esse carinha que ela estava apaixonada, mas a intenção dele era simplesmente tê-la como uma namorada fixa e nas oportunidades onde Maria não estivesse perto ele pudesse conhecer livremente outras meninas e assim ficar com elas. Já por outro lado, Maria se impressionava com a beleza do namorado, gabava-se muito com as amigas de ter conquistado esse “partidaço” e jurava toda fidelidade ao rapaz.

Até que numa certa festa, algumas amigas de Maria flagraram Ricardo (sem que ele percebesse, é claro) com outra mulher e no dia seguinte relataram o acontecimento a Maria. Ela não acreditava nas amigas e disse que ele tinha saído com os amigos para jogar futebol, nisso ela se afastou das amigas e as acusava de inveja. Já Ricardo, quando questionado por Maria sobre esse fato, disse que era mentira e transmitiu confiança a namorada de que ele estava realmente num futebol com os amigos.

Ricardo e Maria eram super íntimos um com o outro, tanto que os dois sabiam de tudo o que se passava na vida pessoal e também no virtual. Ambos tinham acessos aos celulares, páginas virtuais, recados e mensagens.

Até que em uma noite onde os dois dormiram juntos na casa dele, Maria estava sem sono e Ricardo estava dormindo exausto após uma noite bem quente que eles tiveram. O celular de Ricardo dá um toque com uma mensagem em SMS, ela pega o celular e vê a mensagem, era uma suposta amante de Ricardo perguntando quando eles ficariam juntos novamente naquela balada que eles foram. Ela sai discretamente do quarto, liga para o número da mensagem e fica sabendo com detalhes o que se passou com eles dois nessa balada pela qual ela nem sabia que ele estava. Aí ela lembrou do que as amigas tinham dito e esperou o dia amanhecer para perguntar a Ricardo o que aconteceu. Nisso os dois discutiram e ele disse que era melhor terminarem o namoro para que ele vivesse bem e curtisse a quem ele quisesse de forma livre e sem comprometimentos, já ela que tratou a ele com toda prioridade a ponto de se afastar das amigas ficou as lágrimas, lamentando não ter escutado quando as amigas lhe diziam a verdade.

Agora vejam como isso acontece num relacionamento a dois, Ricardo começou a namorar Maria, mas não deixava a vida promíscua de ficar com outras mulheres. Estava certo em curtir a vida, mas você acha justo ele trair aquela a quem tratava a ele como prioridade? Obviamente não!

O certo era nem começar um relacionamento, sabendo que a vida dele é bem diversificada de diversão e belas mulheres ao seu redor. Já Maria, poderia ter escutado as amigas e passar a observar mais as atitudes do namorado para que depois ela chegasse a um acordo com Ricardo e enfim terminasse o namoro.

No fim, ela ficou sem as amigas e perdeu Ricardo, aquele que ela tratava como “o cara” em sua vida. Tudo por priorizar demais ao namorado e não valorizar as amigas.

Quantos namoros hoje começam e terminam dessa forma? A meu ver são inúmeros, aí levanta-se a questão de que todo homem é igual, mas ninguém percebe também que as mulheres caem em certos erros por conta própria quando os fatos são óbvios.

Quando um(a) amigo(a) mostra para você uma verdade o bom é analisar para que veja se a pessoa tem razão em dizer aquilo, a partir daí as conclusões são tomadas por si mesmo.

Essa história mostra o quanto devemos dar importância e tratar em nível de prioridade a todas as pessoas que querem o nosso bem, sejam amigos, parentes, etc. As vezes por não valorizarmos o que é dito acabamos perdendo a afetividade e ligação com essas pessoas por pura teimosia nossa.

Assim acabamos dando a prioridade ao nosso foco e fazemos das verdades ditas e das pessoas que nos amam e nos querem bem como opção.

Antes de fazer esse texto tinha buscado pela internet alguns textos parecidos e um trecho me pareceu bem importante para reflexão, aprendi bem com isso e quero dividir com vocês o que li no blog Paula Cassim:

Aprendam: Querer fazer a vida de alguém especial, feliz e completa não necessariamente quer dizer que esta pessoa faça isso por você também. Há momentos nos quais você deve olhar bem para aquela pessoa que está tratando você apenas como uma opção, uma alternativa temporária, e deixar de ter a vida dela como sua prioridade. Algumas vezes, ser a pessoa ideal não é o bastante. Especialmente, quando o outro lado da moeda tem uma lista de prioridades enorme, e você aparece em um ingrato 256° lugar. Dê todas as chances que puder. Mas, quando não houver mais o que fazer, não faça. Pare de tentar. Você saberá quando a hora chegou. Você saberá quando já tentou tudo. E, quando chegar este momento, olhe ao redor. Se alguém não trata você como prioridade, há quem trate. Ai pertinho de você. É só olhar com o coração. Você merece ser prioridade de alguém. Você merece ser o rei, ou a rainha, e não o vassalo, ou vassala. O amor é um jogo de “iguais de coração”.

Finalizo esse texto passando uma mensagem a você:

Valorize a quem te ama e a quem te trata bem, essa pessoa é mais do que digna em ser sua prioridade de tratamento, deixe se tornar opção aquelas pessoas que te tratam de qualquer forma e que não te fazem bem.

É como uma prova de múltipla escolha, onde as respostas erradas te induzirão ao erro, já a opção certa é aquela que te levará ao bom resultado.

Não trate como opção a quem te trata como prioridade, se você quer um tratamento igual e justo de todos que te cercam basta seguir esses preceitos e assim terá uma grata recíproca, pense nisso!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Analisando a música “Espero a minha vez” da banda NxZero

Olá pessoal, estou de volta para trazer mais um texto. Na verdade não é bem um texto, mas sim uma análise de uma música que, a meu ver, é muito motivadora. Pode ser que você não goste do NxZero (se gostar já deve até entender do que se trata a letra), peço que você escute a letra e preste atenção em cada trecho.

Essa semana que passou estive diante de alguns dilemas da vida que estavam me causando certas tristezas, e ao comentar com uma leitora do blog lembramos dessa canção e comecei a refletir em algumas frases citadas.

Segue abaixo e o vídeo e logo após a letra com o que analisei de cada trecho:

http://www.youtube.com/watch?v=qeyFkfSq1u4

Se o medo e a cobrança

Tiram minha esperança...

Bom, quem é que nunca passou por situações onde a cobrança e o medo tomou conta de alguma ação sua? Nisso até a sua esperança foi diminuindo.

O importante nesse momento é ter tranqüilidade e fé diante das cobranças e dúvidas que surgem em torno de você quando está em busca do seu objetivo.

Não se intimide e não tenha medo! Encare de frente e busque soluções para atingir o sucesso no que fizer!

Tento me lembrar de tudo que vivi...

Diante da situação acima eis uma opção que te ajudará e lembrar de coisas boas que você passou, será que você lembra daquela conquista tão suada que você teve? Ou aquela superação em cima daquele fato que era visto por muitos como impossível? Já diz um dito bíblico: “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”. Traga essa esperança a sua mente e ao seu coração, experimente a partir daí uma motivação que te dará sede de novas conquistas.

E o que tem por dentro, ninguém pode roubar...

O que tu tens por dentro, que são suas virtudes e características ninguém poderá levar isso de você. É algo que você não compra, mas adquire vivendo e aprendendo.

Descanso agora, pois os dias ruins todo mundo tem...

Observe bem essa frase! Concorda que isso é um fato?

Se você nunca teve um dia ruim acredito que tu não és um humano.

Todos já tivemos algum dia ruim onde nada deu certo, se hoje você passa por esse momento tenha certeza que o dia seguinte só será melhor se você estiver determinado e confiante de que tudo dará certo. Se ontem esteve assim e hoje melhorou está provando de si mesmo aquele dito: “Nada como um dia após o outro.”

Já jurei pra mim não desanimar

Apesar de um errinho ortográfico na frase perceba o quanto é importante não desanimar diante das situações adversas, quando você está disposto a não se deixar levar pela situação de momento é como se você estivesse jurando a si mesmo que não vai mais sofrer de desânimo. Acredite que, para sair de uma crise momentânea a pessoa responsável por esse ato é VOCÊ.

SIM, VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!

E não ter mais pressa, pois sei que o mundo vai girar...

Dizem que a pressa é a inimiga da perfeição, sei quem em certas vezes devemos ser ágeis no nosso objetivo, mas agilidade é diferente de pressa, a mesma acaba se tornando uma inimiga mental quando você esquece de ser ágil e acaba se apressando diante da oportunidade. Mais uma vez eu digo: Tenha calma, tranqüilidade, fé e pensamento positivo! As coisas conspiram ao seu favor quando você tem a mente focada em cumprir determinadamente com sucesso o seu objetivo.

O mundo vai girar
Eu espero a minha vez...

Sim, o mundo dá voltas. Pode não ter sido a sua vez em conseguir aquele emprego, aquela promoção no trabalho, uma vaga numa faculdade particular, o tão sonhado ingresso no concurso público, aquele carinha ou aquela gata que te deu um “não”, etc. Vai ver que algo melhor está reservado para você mais a frente, ou até mesmo que não seja o momento para conquistar essa oportunidade desejada. Talvez você não esteja preparado para o momento e se esteve e por pouco não alcançou o objetivo não é motivo para largar de mão. Como diz uma canção muito motivadora do Raul Seixas: “Tente outra vez!”.

Isso me faz até lembrar um caso de sucesso do, agora aposentado, Ronaldo “Fenômeno”. Ele passou por diversas cirurgias e quando todos diziam que a carreira dele tinha acabado ele deu a volta por cima mostrando dedicação, perseverança e determinação para voltar aos gramados e ser penta campeão do mundo com a Seleção Brasileira.

Siga em frente, espere a sua vez e não desista nunca!

O suor e o cansaço fazem parte dos meus passos...

Não há vitória sem batalha, isso é um fato. Mas para isso é necessário suar a camisa com garra, determinação, dedicação e fé que você irá conseguir esse objetivo. Realmente tem horas que nos sentimos cansados de tanto lutar no dia a dia, mas se queremos vencer devemos dar importância a nossa luta e isso requer um esforço diário até alcançar com sucesso a conquista.

Está difícil e se sente cansado? Isso faz parte!

Só você pode superar aos seus obstáculos, ninguém poderá fazer isso por ti.

O que nunca esqueci é de onde vim
E o que tem por dentro ninguém pode roubar...

Lembre-se de onde você veio e de tudo o que conseguiu até aqui. Suas origens te mostrarão que um dia as coisas podem ter sido difíceis para você um dia e que hoje você conquistou bastante.

Ninguém poderá roubar de você as boas lembranças e as conquistas passadas, estas te servirão como uma motivação, e você pode seguir em frente e continuar rumo a novas vitórias.

Descanso agora, pois os dias ruins todo mundo tem
Já jurei pra mim não desanimar
E não ter mais pressa
Eu sei que o mundo vai girar
O mundo vai girar e eu espero a minha vez

Eu não descrevi essa parte pois já se encontra mais acima o que penso a respeito dos trechos e ela voltará a repetir após essa estrofe que citarei agora.

Esta é a minha mensagem final sobre esse texto, mas farei isso de forma explicativa.

E eu não to aqui pra dizer o que é certo e errado...

Certamente não estou aqui para dizer a você que as coisas que digo são certas ou erradas, toda opinião expressada faz parte de uma cadeia de pensamentos próprios onde você tem o livre arbítrio em praticar ou não. Eu aconselho, pois através das experiências que vivi durante meus 26 anos obtive conquistas, aprendizados e lições até mesmo em momento onde passei por situações difíceis onde não consegui o que queria...

Ninguém tá aqui pra viver em vão...

Sua vida tem um propósito, esteja certo disso. Nunca ache que suas tentativas são vãs, pratique daqui por diante uma coisa que aprendi: Tirar lições positivas de situações adversas.

Isso para mim se tornou uma ferramenta mental poderosa e me tirou o meu medo de tentar algo novo. Assim substituí o medo pela cautela em certos casos, mas não deixo de arriscar novas alternativas para conseguir alguns objetivos na minha vida. Com isso...

Então é bom valer à pena
Então é pra valer à pena, ou melhor não...

... faça valer a pena cada momento!

Faça de suas oportunidades grandes saltos para o futuro!

Por mais que você em algumas vezes não se preocupe com o amanhã suas ações no dia de hoje podem refletir amanhã. E quanto mais coisas boas você conseguir elevada será a sua auto-estima para continuar a fazer o melhor por ti mais a frente.

Que sua vida seja vitoriosa e um exemplo diante das pessoas que te cercam!

Que Deus te abençoe e faça de ti um vencedor dia após dia!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Selecionando bem as nossas escolhas

Ontem a noite (09/02/2011) estava em minhas rotineiras conversas com meus amigos de chat, na maioria das vezes nosso assunto acaba girando em torno do futebol. Até que em certo momento fui comentar com um amigo sobre o resultado parcial de um jogo onde envolvia um time brasileiro e um time argentino, esse meu amigo é fanático por futebol inglês e O-DE-IA de todo coração tudo o que vier a ser dito e acontecido com brasileiros, o grande detalhe que ele também é brasileiro mas como um cara que não gosta das coisas que se acontecem aqui tive de ouvir uma frase bem direta da parte dele: “po vei, pedindo na boa e tal, sem ser ignorante, mas tipo, não comenta de futebol brasileiro comigo não , de boa? pode ver que quando nego entra nesse assunto no chat e tal eu até dou block”. Confesso que fiquei chateado na hora e ate tentei argumentar algumas coisas, mas depois de ter saído dessa conversa comecei a refletir algumas coisas a respeito de escolhas e nisso fiquei pensando até agora e estou traduzindo em forma de texto.

Acredito que ele não esteja errado, pois ele procura selecionar o que é bom para ele segundo seus fatos e convicções estudadas. Já pelo meu lado valorizo o que há de bom no meu país, mesmo que para ele tudo aqui seja ruim e mesmo que existam N coisas que nos desagradam e nos fazem sentir vergonha de nossa nação. Eu até poderia ficar muito chateado a ponto de parar de falar com ele devido a essa resposta, mas como uma pessoa diplomática e democrática que sou entendo as razões dele e “toco o barco pra frente” seguindo bem a minha vida, desde um tempo para cá tenho aprendido a tirar proveito de situações negativas que se ocorrem em geral e dela extraio o lado positivo que me faz aprender sempre algo novo para não ser errante numa próxima vez e aprendendo mais uma vez uma valiosa lição agora penso que a todos os dias devemos mais do que nunca selecionar e filtrar bem as minhas escolhas, seja na amizade, no lado profissional, na vida familiar, no lado sentimental, nos meus gostos, etc.

Mas para isso é necessário abrir mão de certas coisas para que venham coisas novas e melhores na vida.

Devemos remover os vícios que nos prejudicam, os amores que nos fazem mal, as companhias que nada acrescentam, as atitudes ruins que podem afetar o seu próximo, o desperdício em externar nossos sentimentos de forma excessiva para pessoas que nem merecem isso de nós, retirar do coração a raiva e a mágoa, acabar com as criancices que nos fazem ser birrentos e infantis diante das pessoas que vivemos, esquecer a soberba que nos fazem achar que somos superiores ao nosso semelhante, eliminar o “achismo” de que somos absolutos em tudo e cortar de vez pela raiz a todo sentimento negativo que te faz ser pessimista diante da vida e das coisas que você sonha em alcançar.

É hora de organizar nosso “armário sentimental” e começar a detectar as nossas necessidades, depois de tomar as ações ditas acima você deve perguntar a si mesmo o que precisa para ser uma pessoa feliz e bem sucedida. Logo você saberá o que fazer.

Aí pergunto a você: QUAL A SUA NECESSIDADE HOJE? O QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR EM SUA VIDA? QUAIS SÃO AS ESCOLHAS QUE VOCÊ TEM TIDO?

Aconselho que nesse momento você simplesmente pare, pense e peça a Deus sabedoria para conduzir bem o que irá escolher. Se você não acredita em Deus e acha pode fazer tudo por si mesmo use sua intuição e se direcione, é uma pena que você não acredite Nele mas cada um possui sua fé naquilo que acredita.

Tenha certeza de uma coisa: Você só saberá se algo é bom se tentar, mas existem situações que a vida demonstra a você que a opção escolhida será ruim e ela te tentará até você cair. Para isso tenha bom senso, analise e acredite que o melhor e pior da vida sempre saem através de escolhas, sendo elas certas ou erradas.

APRESENTAÇÃO E BOAS VINDAS

Olá, seja bem-vindo ao blog “Penso, logo reflito”! Meu nome é Rômulo Anunciação, tenho 26 anos e sou formado em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sou carioca de Padre Miguel (Zona Oeste do Rio de Janeiro).

Esse blog surgiu de tanto escrever textos que saíram por meio de algum desabafo, reflexão, pensamento ou lição aprendida que compartilho com amigos e algumas comunidades no orkut. E assim, eu recebi uma sugestão de um amigo de comunidade (Lucas Castro, da comunidade As gordinhas são as melhores) que me deu a idéia de fazer um blog com meus textos. Confesso que demorei um pouco para começar a pôr em prática a idéia, mas logo foram surgindo inspirações para escrever (leia-se: digitar) e decidi dar o “pontapé inicial”.

Vocês podem achar até estranho ou até que já tenha visto algo parecido com o título do blog, pois é, a origem vem da frase do francês René Descartes que nasceu em 1596,

foi filósofo, físico e matemático conhecido como fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna. Sendo assim, ele instituiu a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - ego cogito ergo sum- eu que penso, logo existo) e de Deus.

Dentro disso, estava buscando o título para o blog e lembrei dessa frase de Descartes. Esta me serviu de inspiração para pôr em prática meus pensamentos, reflexões e opiniões, não sou nenhum professor de letras e muito menos nenhum escritor para fazer tantos textos de forma tão correta, procurarei sempre escrever textos que sejam escritos de forma bem popular e de fácil compreensão para todos.

Todos os comentários serão muito bem-vindos, críticas também desde que sejam construtivas. Minha intenção é fazer desse espaço um lugar para que vocês possam ler bons textos, entender, comentar e usar alguma reflexão que seja aplicável na vida em todo aspecto.

No mais, espero fazer sempre o melhor para que vocês estejam sempre visitando o blog, participando dos assuntos e conhecendo um pouco mais sobre esse meu hobby de escrever.

Desde já conto com a ajuda de vocês para a divulgação desse espaço!

Ah, aproveite e apresente-se através dos comentários!

Diga seu nome, idade, cidade, bairro e de onde vocês me conhecem (seja virtualmente ou pessoalmente) para que eu possa identificá-los melhor.

Mais uma vez sejam muito bem-vindos ao blog “Penso, logo reflito!” e participem!

Sua participação é muito importante!

Que Deus abençoe a todos, um grande abraço!

Rômulo Anunciação