quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Palavras ou Atitudes?"

Hoje eu decidi postar um texto dos meus tempos de faculdade, ou melhor, uma redação que fiz em minha primeira aula de Produção Textual. Nessa época eu observava nos alunos que eram da minha classe uma soberba tamanha por eles serem programadores e estarem ali só em busca do diploma para crescerem nas empresas onde trabalham. Diziam que fariam o melhor Projeto Final (uma espécie de monografia) por conta de seus conhecimentos sobre programação, que os alunos novos não teriam chance diante deles e isso me inspirou num texto que foi até lido e bem elogiado pelo professor na aula seguinte. No final do curso muitos desses alunos já tinham abandonado o curso e alguns que permaneceram ainda tiveram uma nota abaixo da que meu grupo conquistou, conseguimos um dos melhores projetos com uma nota 9,0, enquanto outros grupos tiveram de se contentar com notas inferiores a essas.

Vamos acompanhar a redação que entitulei como “Palavras ou Atitudes?”

O que vale mais em sua opinião, FALAR ou AGIR? Logo estamos diante de uma questão simples para ser respondida, porém difícil de cumprir.

As palavras têm o poder de determinar uma ordem ou objetivo, esta que logo se resultará em uma ação. Já as atitudes confirmam e dão a finalidade de uma ação, sem esta não concluímos o que devemos fazer.

Percebemos dentre as opções citadas acima uma interligação onde podemos observar que elas se completam em um objetivo, que é nada mais do que cumprir uma tarefa. Logo se entende que as palavras são apenas tornam-se a visão abstrata de uma ação, porém são as atitudes que determinam as ações feitas pelo ser humano, esta podendo trazer os resultados ideais e a conclusão do que foi feito.

Desta forma logo entendemos que as atitudes valem mais que as palavras.

Eis uma pequena redação que pode muito trazer reflexão a você nesse momento.

O que você tem feito hoje, falar ou agir mais diante de suas situações?

Não adianta falar tanto e nada fazer, suas ações e atitudes dizem quem você é. Enquanto as palavras, ou seja, tudo o que você fala te mostra o quanto você planeja e nada põe em prática.

Exerça a partir de agora uma postura responsável, onde você tomará “o volante do carro” que guia sua vida para que você dirija de forma sábia e correta a sua vida.

Basta uma ação própria para que você comece a conquistar o melhor, para isso sugiro a você que fale menos e procure agir mais para que os resultados positivos surjam.

Um comentário:

  1. Nossa Rômulo... A recíproca é verdadeira...
    É muito mais fácil falar do que agir...
    Existem pessoas que nao têm noção do poder da palavra... Por isso temos que pensar muito no que vamos falar e só prometer aquilo que podemos cumprir... Nossas atitudes provam quem somos de verdade...
    Parabéns Ro!

    ResponderExcluir