quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Selecionando bem as nossas escolhas

Ontem a noite (09/02/2011) estava em minhas rotineiras conversas com meus amigos de chat, na maioria das vezes nosso assunto acaba girando em torno do futebol. Até que em certo momento fui comentar com um amigo sobre o resultado parcial de um jogo onde envolvia um time brasileiro e um time argentino, esse meu amigo é fanático por futebol inglês e O-DE-IA de todo coração tudo o que vier a ser dito e acontecido com brasileiros, o grande detalhe que ele também é brasileiro mas como um cara que não gosta das coisas que se acontecem aqui tive de ouvir uma frase bem direta da parte dele: “po vei, pedindo na boa e tal, sem ser ignorante, mas tipo, não comenta de futebol brasileiro comigo não , de boa? pode ver que quando nego entra nesse assunto no chat e tal eu até dou block”. Confesso que fiquei chateado na hora e ate tentei argumentar algumas coisas, mas depois de ter saído dessa conversa comecei a refletir algumas coisas a respeito de escolhas e nisso fiquei pensando até agora e estou traduzindo em forma de texto.

Acredito que ele não esteja errado, pois ele procura selecionar o que é bom para ele segundo seus fatos e convicções estudadas. Já pelo meu lado valorizo o que há de bom no meu país, mesmo que para ele tudo aqui seja ruim e mesmo que existam N coisas que nos desagradam e nos fazem sentir vergonha de nossa nação. Eu até poderia ficar muito chateado a ponto de parar de falar com ele devido a essa resposta, mas como uma pessoa diplomática e democrática que sou entendo as razões dele e “toco o barco pra frente” seguindo bem a minha vida, desde um tempo para cá tenho aprendido a tirar proveito de situações negativas que se ocorrem em geral e dela extraio o lado positivo que me faz aprender sempre algo novo para não ser errante numa próxima vez e aprendendo mais uma vez uma valiosa lição agora penso que a todos os dias devemos mais do que nunca selecionar e filtrar bem as minhas escolhas, seja na amizade, no lado profissional, na vida familiar, no lado sentimental, nos meus gostos, etc.

Mas para isso é necessário abrir mão de certas coisas para que venham coisas novas e melhores na vida.

Devemos remover os vícios que nos prejudicam, os amores que nos fazem mal, as companhias que nada acrescentam, as atitudes ruins que podem afetar o seu próximo, o desperdício em externar nossos sentimentos de forma excessiva para pessoas que nem merecem isso de nós, retirar do coração a raiva e a mágoa, acabar com as criancices que nos fazem ser birrentos e infantis diante das pessoas que vivemos, esquecer a soberba que nos fazem achar que somos superiores ao nosso semelhante, eliminar o “achismo” de que somos absolutos em tudo e cortar de vez pela raiz a todo sentimento negativo que te faz ser pessimista diante da vida e das coisas que você sonha em alcançar.

É hora de organizar nosso “armário sentimental” e começar a detectar as nossas necessidades, depois de tomar as ações ditas acima você deve perguntar a si mesmo o que precisa para ser uma pessoa feliz e bem sucedida. Logo você saberá o que fazer.

Aí pergunto a você: QUAL A SUA NECESSIDADE HOJE? O QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR EM SUA VIDA? QUAIS SÃO AS ESCOLHAS QUE VOCÊ TEM TIDO?

Aconselho que nesse momento você simplesmente pare, pense e peça a Deus sabedoria para conduzir bem o que irá escolher. Se você não acredita em Deus e acha pode fazer tudo por si mesmo use sua intuição e se direcione, é uma pena que você não acredite Nele mas cada um possui sua fé naquilo que acredita.

Tenha certeza de uma coisa: Você só saberá se algo é bom se tentar, mas existem situações que a vida demonstra a você que a opção escolhida será ruim e ela te tentará até você cair. Para isso tenha bom senso, analise e acredite que o melhor e pior da vida sempre saem através de escolhas, sendo elas certas ou erradas.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Rômulo!
    E é isso aí, (infelizmente, ou felizmente) não podemos influenciar nas escolhas de ninguém... O tal do livre arbítrio.
    Com relação a nós, devemos analisar bem nossas escolhas, optar por aquilo que realmente agrega algo a nossa vida, saber aproveitar bem as coisas e valorizar aquilo de bom que temos, etc...
    Algumas coisas são difíceis de deixarmos de sentir/fazer, não acha? E como... Muitas vezes até sabemos o que precisamos fazer ou deixar de... O complicado é pôr em prática... mas é assim mesmo, na vida morremos aprendendo.
    Um bom fds pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Boa Rômulo!
    Deus nos deu livre arbítrio, mas realmente existem coisas que revoltam, dentre elas essa divergências de opiniões!
    Nós devbemos estudar bem nossas escolhas para nao se arrepender futuramente...
    Enfim, continue assim meu querido, vc tem um dom lindo que é o de SABEr escrever!
    parabens ro!

    ResponderExcluir